NOZ PENSAMOS

 
 
 
 
 

É TEMPO DE SOLIDARIEDADE

20 de dezembro de 2017

Fim de ano chegando e a criança que ainda vive em cada um de nós começa a despertar! Ganhar presentes é sempre uma delícia, mas dá-los traz uma satisfação que encontramos em poucas coisas na vida! Noz adoramos o espírito solidário que essa época proporciona e procuramos adotá-lo o ano todo, mas não podemos negar que, na correria do dia-a-dia, nem sempre conseguimos dedicar o tempo suficiente para essa prática! Então chega dezembro, o Natal se aproxima e o espírito solidário se revigora! Por isso, resolvemos montar uma lista de atitudes que podemos começar agora e fazer a nossa parte para ajudar a construir uma sociedade melhor!

1. Pratique a Empatia

Estava acontecendo até o último final de semana uma exposição no parque Ibirapuera, em São Paulo que tem exatamente esse intuito! Mas, se você perdeu a oportunidade de visitá-la, o criador da expsição Roman Krznaric deu as dicas para fazer isso por conta própria: ensine as crianças a imaginar o que o outro está sentindo; desenvolva uma imaginação ambiciosa e tente se colocar no lugar de todo tipo de gente; cultive sua curiosidade, converse com desconhecidos e desafie seus esteriótipos; aprenda com a história; crie vivências, tentar se locomover no escuro, ou conversar apenas lendo os lábios são brincadeiras que nos fazem entender um pouquinho o que deficientes visuais ou auditivos vivem diariamente; use a tecnologia de forma inteligente, evitando bolhas onde todos compartilham a mesma opinião e ridicularizam quem pensa diferente; aprenda com líderem empáticos, como Nelson Mandela; pratique a extrospecção e descubra quem você é descobrindo o mundo do outro.

2. Desapegue

Faça uma limpeza nos seus armários, separe tudo o que está em bom estado, doe para quem precisa e, de quebra, abra espaço para receber o novo!

3. Demonstre seus sentimentos

Muitas vezes esquecemos ou temos medo de elogiar e declarar o quanto gostamos de alguém! Aproveite essa época do ano para escrever uma cartinha aos mais queridos dizendo o quanto são importantes e reconhecidos em suas qualidades! Isso só vai aumentar a autoestima, reaproximar e melhorar o relacionamento entre vocês!

4. Faça o Natal de alguém solitário

visite casas de idosos, orfanatos, hospitais, presídios... Existe muita gente precisando de companhia e carinho, confira horários de visitação e contribua para fazer o dia de alguém!

5. Privilegie a "Economia Criativa"

Escolha presentes feitos manualmente por artesão ou artistas locais. Existem vários sites que reunem esse tipo de produtos, como o famoso Elo7. Você também pode se arriscar e produzir você mesmo um scrapbook, um objeto de decoração, um cartão diferente...

6. Mude o visual e doe seu cabelo

Dê adeus ao cabelão! Se você já estava pensando em cortar o cabelo, esse é mais um incentivo! Basta avisar no salão que o cabelo é para doação!

7. Seja um voluntário

Uma das formas mais práticas de ajudar o próximo é fazer um trabalho voluntário. Existem vários disponíveis e para todos os gostos. O principal é encontrar algo que gere identificação para que o trabalho seja feito com dedicação e boa vontade.

8. Doe sangue

Sempre há pessoas precisando de sangue em hospitais. Aproveite e cadastrar-se como doador de medula óssea. Por meio de um teste simples, verifica-se a possibilidade de ser doador. As chances de encontrar alguém compatível é pequena, mas se acontecer, poderá literalmente salvar a vida de uma pessoa! Existe algo mais gratificante?

9. Adote um animal

Se você tem vontade de ter um bichinho de estimação, ao invés de gastar um dinheirão e comprar algum animal "de raça", opte pela adoção! A #nãocompreadote é um estímulo para que cada vez mais pessoas desistam da ideia de comprar um animal, resgatando os bichinhos de situações de vulnerabilidade e maus tratos. Quem sabe não pode ser uma ótima surpresa para fazer para alguém nesse Natal?

 

10. Ajude o próximo

Às vezes são justamente aqueles que estão mais perto da gente, na nossa convivência diária, que poderiam contar com a nossa ajuda e nem percebemos! Já pensou em ajudar um casal de amigos sendo babá por um dia? Ou estudar com um sobrinho que esteja precisando de reforço em alguma matéria escolar. Procure sempre olhar para o lado e identificar onde pode ser útil!!

ESTILO, HARMONIA E COERÊNCIA

10 de novembro de 2017

Imagine entrar em uma casa onde a sala está toda decorada em estilo clássico, com móveis herdados da bisavó, tapetes persas e quadros com molduras rebuscadas. Em seguida, vamos para a cozinha e ela está toda em estilo industrial, com tubulação aparente e parede de concreto. No quarto do casal então tudo está super romântico, com cortinas floridas e paredes em candy colors. Vamos achar que estamos numa mostra de decoração ou então na casa de alguém esquisofrênico não é mesmo?

Quando vamos decorar um imóvel, seja ele residencial ou comercial, não basta pensar cada ambiente individualmente, precisamos nos preocupar em manter uma unidade entre eles. Para isso, precisamos primeiro definir qual é o estilo que você quer dar ao espaço. Isso não significa que você precisa escolher um único estilo, mas que você precisa entender qual a personalidade que você quer que o seu imóvel expresse e então definir se será por exemplo, um espaço contemporâneo rústico industrial ou um espaço vintage pop romântico, etc...

A partir daí pensaremos cada ambiente individualmente de acordo com o combo de estilos escolhido, podendo priorizar diferentes estilos em cada espaço, mas sempre com um toque ou outro dos outros estilos do conjunto, de forma que toda a propriedade esteja em harmonia e a decoração do todo tenha coerência entre as partes.

Para exemplificar esse conceito, vamos usar um apartamento projetado por nós no Leblon, Rio de Janeiro/RJ. Você consegue identificar quais são os estilos predominantes?

Observe que todos os ambientes partem de uma base neutra, contemporânea, com tons de branco, cinza e bege. No entanto, cada ambiente recebe toques de cor e estilo que lhes dão personalidade: na sala as cores estão mais presentes com a predominância do azul e do vermelho; na cozinha alguns detalhes no estilo industrial refletem sua identidade; já no quarto principal, o estilo dominante romântico vintage reflete o perfil da proprietária; enquanto isso no quarto dos adolescentes, toques de laranja dão jovialidade à decoração.

A escolha da madeira também não foi por acaso. Ela está presente em todo o apartamento, mas, nas áreas íntimas (quartos e escritório), foi adotada para o piso, por ser um material quente e acolhedor. Já na sala e cozinha, ela entrou nas portas e mobiliário, mas escolhemos pisos frios para delimitar as áreas social e de serviço.

Através da aplicação correta de cores, formas e texturas, conseguimos criar ambientes únicos, cheios de estilo, mas que conversam entre si de forma coerente, atingindo nosso objetivo de trazer harmonia para o dia a dia da residência!

Fotos: ARTE COMBINADA

Marcenaria: FLORENSE, KLEBER e TRAPICHE C ARIOCA

Tapetes: ISFAHAN e acervo pessoal

Luminárias: VIA MANZONI

ILUSÕES DO ESPAÇO

07 de outubro de 2017

Uma boa decoração pode ser muito mais que uma mudança estética. Ela é capaz de impactar de formas diferentes e transformar a nossa impressão do espaço. E a cor é uma ferramenta poderosa! Além de cada cor específica ter a capacidade de proporcionar uma sensação diferente (assunto para um próximo post), o uso de tons claros e escuros no piso, parede e/ou teto podem criar verdadeiras ilusões de ótica.

A seguir, usamos um mesmo espaço de 20m2 de exemplo para mostrar como as cortes podem transformar a nossa noção de espaço:

1. Piso escuro contraposto às paredes e tetos de cores claras geram a impressão de amplitude.

2. Cores escuras em todas as superfícies? Esse truque não é recomendado para espaços pequenos, mas em áreas maiores é ótimo para criar um clima acolhedor.

3. Se a intenção é alongar o cômodo, a saída é combinar paredes escuras com teto e piso claros, realçando as linhas horizontais.

4. Alinhando piso, parede de fundo e teto claros junto a paredes laterais escuras fazemos o ambiente parecer mais estreito, profundo e alto.

5. Se a ideia for diminuir a profundidade, nada melhor que pintar apenas a parede de fundo com uma cor escura, deixando as outras superfícies do cômodo em tons claros.

6. Deixando apenas o teto claro e todas as outras superfícies escuras, cria-se um efeito caverna, como se a luz do sol viesse de cima.

7. Se apenas o piso e parede de fundo forem claras, a impressão será de que o teto está mais baixo criando um efeito túnel.

É impressionante como mudanças tão simples podem alterar tanto a nossa percepção do espaço! Imagine agora acrescenta à essa equação as diferentes cores, texturas e padrões dos materiais? Um(a) bom(a) arquiteto(a) pode transformar qualquer espaço sem mover um tijolo!

QUARTO MONSTESSORIANO

21 de setembro de 2017

Um quarto para crianças pensado para crianças. Esse é o princípio do quarto montessoriano, baseado no método educacional desenvolvido por Maria Montessori (1870-1952). A médica e pedagoga italiana revolucionou a educação ao propor uma forma de ensinar que permitisse a autonomia e o desenvolvimento das crianças no seu próprio ritmo.

 

É com base nesse conceito que muitos pais escolhem criar para seus filhos um ambiente onde os elementos são colocados na altura dos olhos da criança, de forma que ela se sinta livre para circular e explorar o espaço. 

Assim, ao invés de berços, uma cama montada com o colchão no chão oferecem maior liberdade aos pequenos. Os brinquedos devem estar ao alcance das crianças e o ideal é que sejam poucos e que sejam trocados de tempos em tempos, numa espécie de rodízio.

No quarto o espaço deve ser o mais livre possível, portanto não há lugar para móveis sem função. Prateleiras, estantes e espelhos devem ter alturas compatíveis com a da criança. É importante priorizar elementos que estimulem experiências sensoriais, como tapetes, barras de apoio, diferentes cores e texturas, além dos espelhos, onde a criança poderá se reconhecer e analisar os próprios movimentos. O armário também deve ter poucas roupas e ser acessível para a criança, que na medida em que crescer, poderá ajudar a guardar e escolher sua vestimenta.

A preocupação com a segurança também é fundamental. Certifique-se de que não existem tomadas expostas que possam ser alcançadas pela criança. Os móveis também devem ter suas quinas boleadas e precisam ser estáveis, sem risco de tombar. Espelhos e quadros devem estar bem fixados a parede, e, quando possível, protegidos com acrílico para evitar cacos de vidro.

Liberdade com segurança é tudo o que se pode desejar para os filhos, não é mesmo?

Fotos: ARTE COMBINADA

Marcenaria sob medida: CELSO 

Móveis: MEU MÓVEL DE MADEIRA

Tapete: acervo pessoal

Objetos de Decoração: acervo pessoal

Objetos de Organização: MEU MOVEL DE MADEIRA 

A CASA VIVA

30 de agosto de 2017

A CASA ESTÁ EM NÓS TANTO QUANTO ESTAMOS NELA

Neste sábado, 26/08, inaugurou, no alto da rua Sacopã 756, A Casa Viva!

 

Com vista para o Cristo e um belo jardim em talude, quatro mulheres empreendedoras mergulharam nesse projeto inovador inspirado nas melhores escolas de executivos domésticos do mundo! Micaela Góes, Ivana Portella, Stella Rangel e Fabíola Prado se juntaram para montar um centro de cursos livres, relacionados aos cuidados e organização da casa.

E Noz tivemos o prazer e orgulho de fazer parte dessa empreitada! A Casa Viva foi montada como uma casa de verdade, com quartos, salas, banheiros, cozinha, lavanderia e área de lazer! Todos os ambientes foram equipados e decorados por Noz para propiciar situações reais a quem deseja aprender a cuidar da casa como parte de si! 

Para o dia da inauguração, foram montados dois quartos de casal, sendo aberto o acesso para a casa através de um deles, onde ficou exposta a linha de móveis da Meu Móvel de Madeira, assinada pela Micaela.

A sala, muito ampla, foi setorizada em 3 ambientes de estar e o pilar que existia no centro, inspirado em uma ciranda, foi emoldurado por balanços, que podem fazer as vezes de apoio lateral para os sofás.

Descendo as escadas, temos acesso ao outro quarto, com clima tropical para compor com o lustre pendente no teto já existente na casa. Ali também ficam o closet, todo reformulado para exibir como acessórios organizadores não deixam que armário algum fique bagunçado, e o escritório, onde nosso Estúdio poderá receber você numa primeira conversa!

No quarto infantil a decoração está voltada para um menino em torno dos 3 anos, com a cama no chão, livros e brinquedos na altura dos pequenos, no estilo montessoriano. Em uma das paredes os espelhos saem do chão, subindo aleatoriamente, como bolinhas de sabão voando com o vento. Uma piscina de bolinhas completa o ar lúdico do quarto.

Como último ambiente do andar, temos a sala de jantar, montada para atender a 12 pessoas, com um grande aparador já existente, que complementamos com uma adega e estantes. O tapete da Square Foot e a luminária pendente complementam a decoração.

Descendo mais um lance de escadas passamos pelo escritório administrativo da casa, mostrando que, com organização e decoração bem-feitas, não há espaço que precisa ser escondido! Por ali se dá o acesso à área de lazer, que também pode ser acessada pelo lado externo da casa. É onde fica a churrasqueira, sauna, piscina, espreguiçadeiras, uma área para descansar e degustar. 

É nessa casa incrível em que acontecerão cursos de Personal organizer, treinamentos de tarefas domésticas, planejamento de mudanças, receber em casa, e muitos outros! As primeiras aulas começas a partir da segunda quinzena de setembro, vale a pena conhecer!!

Fotos: ARTE COMBINADA

Móveis: MEU MÓVEL DE MADEIRA

Tapetes: SQUARE FOOT e acervo pessoal

Objetos de Decoração: STUDIO GRABOWSKY e acervo pessoal

Objetos de Organização: ORGANIZATTA, ARTHI, COZA e PLASUTIL 

Roupas de Cama: ALTENBURG TEXTIL

BEM-VINDO

Olá! Somos o Estudio Noz!

 

Acreditamos que os espaços devem fazer parte de você, devem ter a sua cara, para que você se sinta verdadeiramente acolhido sempre! Nosso compromisso é trazer você, nosso cliente, para o centro da nossa Noz, tentando entender minuciosamente o que você quer, o que você precisa e o que você já tem pra transformar os ambientes em parte do seu todo.

 

No nosso site você pode encontrar um pouco mais da nossa visão, conhecer nossos projetos e saber quais os serviços que oferecemos para te atender! Desde uma simples repaginação de um ambiente até uma reforma completa do seu imóvel, com direito à luminotécnica, acompanhamento da obra, e, até mesmo à mudança propriamente dita com a organização de tudo o que você tem nos armários pra deixar seus espaços lindos e práticos, prontos para usar e aproveitar!

 

E, enquanto você está se decidindo, fique a vontade para explorar nossas dicas e referências que vamos postar por aqui!!

 

Seja bem-vindo!!